← Voltar AVEA

Os 4 elementos Natureza


Água

A água é o líquido essencial da vida. Em média 70% do nosso organismo é composto por água e tudo que nos rodeia depende dela. A água é o nosso bem mais precioso e precisa ser preservada, contudo, não é esta a realidade que presenciamos. Diariamente nos deparamos com rios, lagos e mares poluídos pela ação humana, contribuímos com o desperdício de litros e litros ao escovar os dentes com a torneira aberta, tomar longos banhos, lavar calçadas com mangueira, entre muitos outros exemplos, comprometendo assim a permanência deste bem para as gerações futuras. A água é essencial para geração de energia, produção de alimentos e nutrição humana. Faça sua parte, preserve esse bem valioso




Ar

Você sabia que o ar que respiramos contém diversos componentes presentes na atmosfera? Ao inspirar, você leva para dentro do seu corpo todos esses elementos, sendo importante assim a preservação do ar que respiramos. Os gases que constituem o ar são: Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%) e o outro 1% é composto por diversos outros gases, que muitas vezes fazem mal à nossa saúde. É nossa responsabilidade cuidarmos da qualidade do ar, sendo assim, sempre que possível, devemos optar pelo uso de bicicletas, caminhadas a pé e uso de transporte público ao invés de contribuirmos com a grande emissão de gás carbônico ao utilizarmos veículos particulares, como carros.




Terra

A terra compõe os ecossistemas, incluindo os seres vivos e todo o ambiente. São diversas as espécies de animais com as quais dividimos o planeta, sendo um dever nosso garantir a permanência delas neste espaço, afinal, nós chegamos depois. A preservação de florestas, matas ciliares e espécies silvestres que vivem nesses ambientes é de nossa responsabilidade. Em conjunto integramos o ciclo da vida, fazemos parte de uma cadeia alimentar, onde os organismos produtores, consumidores e decompositores são importantes na mesma escala. É nosso dever lutar pela preservação do meio ambiente, faça sua parte.




Fogo

O fogo é um dos 4 elementos da vida, sendo essencial para nossa sobrevivência. No passado, o fogo era a garantia de sobrevivência da espécie humana, atualmente, ele ainda é muito importante, sendo utilizado para geração de energia e queima de combustíveis fósseis, dos quais dependemos diariamente em nossas atividades, contudo, este elemento está diretamente relacionado com a poluição do ar, devendo haver assim práticas mais sustentáveis em sua utilização.