Jardim de Cheiros



← Voltar AVEA

Boldo-de-jardim

Caracterizado por seu forte aroma, folhas aveludadas e com pequenas flores azuis. O boldo pode ser usado com ação contra asma, diarreia, cólica, insônia, entre outros.




Manjericão

Caracterizado por seu aroma mais adocicado, com folhas macias e largas e pequenas flores dispostas em cachos na parte superior da planta, na cor branca. Sua ação medicinal está relacionada com alívio da tosse, aftas, dor de garganta, insônia, problemas intestinais, entre outros.




Capim-limão/capim-cidró

Como o nome já diz, facilmente identificado por seu aroma parecido ao do limão. Suas folhas são longas, de coloração verde clara, eretas e com bordas cortantes. O capim-limão/cidró possui diversas ações no organismo, atuando como analgésico, energizante, aumentando as defesas imunológicas do organismo, entre outros.




Alecrim

Aroma caracterizado por uma mistura entre limão e pinho. Suas características de mais fácil identificação são suas folhas rígidas, coloração verde-escura na parte superior e verde-acinzentada na inferior, com flores brancas e rosadas. Sua ação medicinal está relacionada contra indigestão, tosse, nervosismo, asma, mau hálito, queda de cabelo, entre outros.




Funcho

Caracterizado por seu intenso aroma, o funcho é uma planta de coloração verde-escuro com flores de coloração amarelada na parte superior. Possui eficaz ação contra problemas intestinais, cólicas, enjoos, entre outros.




Tomilho

Caracterizado por seu intenso aroma e sabor picante/amargo, o tomilho é uma planta com pequenas folhas e flores, em tons de roxo e branco, dispostas por toda a planta. Sua ação no organismo está diretamente relacionada a problemas intestinais, anti-helmíntico, reumatismo, entre outros.




Sálvia

Aroma semelhante ao de abóbora, com folhas de coloração acinzentada, de textura aveludada e com flores de coloração violácea. A sálvia possui diversas ações medicinais, entre elas destacam-se sua ação analgésica, alívio da gengivite, dor de garganta e infecções respiratórias.




Orégano

De forte aroma, o orégano é uma planta muito utilizada na culinária. Geralmente se desenvolvem em forma de pequenos arbustos, com ramos eretos, repletos de folhas ovais, das quais se extrai óleo. Suas flores são discretas, pequenas e de coloração rosácea ou arroxeada. Possui ação digestiva, descongestionante e anti-inflamatória.




Poejo

Caracterizado pelo aroma semelhante ao da hortelã, o poejo possui folhas ovais e flores violáceas. Sua ação medicinal é diretamente relacionada ao combate a febre, problemas digestivos e é muito eficaz como cicatrizante e antisséptico.




Melissa

Com aroma semelhante ao limão, atrai diversos animais polinizadores, como abelhas, razão originária do nome. Planta com ação calmante natural, antiviral, antibacteriana, entre outras ações.